Como se planejar para estudar redação (plano de estudo completo)

0
3403

Como estudar redação – E se houvesse um jeito de estudar, de obter os melhores resultados, usando um plano de estudos em redação, sem perder o foco das demais disciplinas? Muitos de vocês se focam na redação e esquecem as demais matérias, principalmente, as exatas – ou dão muita atenção às exatas e esquecem a escrita, não é? Pois é, mas esse é um erro que não pode ser cometido se você quer um alto desempenho na prova! Então, o que fazer? Para TUDO o que fazemos, precisamos de um PLANO.

Neste caso, o que você precisa é de um plano de estudos que se ajuste a sua rotina para que consiga ter um desempenho máximo na prova toda e principalmente na de redação. Mas como construir isso? Como se organizar para ter o melhor desempenho em redação?

como estudar redação

Sabendo dessa necessidade e também tendo a mesma experiência que você – pois SIM eu também tinha muita dificuldade para escrever e não encontrava nenhum recurso que me orientasse de forma clara – eu desenvolvi um plano de estudos em redação.

Quando se pensa em excelente desempenho na redação, pensa-se diretamente a escrita em si. No entanto, para se conseguir escrever com proficiência, vamos definir um planejamento de estudos que possui o seguinte DIFERENCIAL:

# alunos que NÃO estão em processo de escrita e alunos que JÁ estão em processo de escrita, ou seja: é indicado para dois perfis de alunos, dependendo do estágio em que você se encontra: ESTÁGIO 1 e ESTÁGIO 2.

Como estudar redação para o Enem

ESTÁGIO 1 – aluno que ainda não começou seu processo de escrita, aquele aluno que, por algum motivo, não começou ainda a estudar a redação. Para este aluno, é extremamente importante que ele proceda da maneira que vou demonstrar abaixo:

ORIENTAÇÕES GERAIS: considerando os 7 dias da semana, utilize 6 dias para estudar. Atente para os seguintes pontos:

* A redação deverá ser trabalhada, inicialmente, em 1 a 2 dias da semana e depois vai se ajustando a 2 ou mais dias, conforme oriento no número de redações escritas na semana e no mês.

* Para alunos iniciantes (aqueles que não conhecem ainda o processo do texto): não se preocupem se vocês vão demorar 80 minutos só para fazer um parágrafo. Nos primeiros textos, o tempo não pode ainda ser critério de desempenho de escrita.

* Considere tempo máximo para ficar em frente ao texto 80 minutos, lembrando que para iniciantes, esse tempo pode ser gasto, se necessário só para uma parte do texto. Em casos mais especiais, em que você esteja em um processo de raciocínio que não pode ser cortado, ultrapasse tranquilamente esse tempo até o momento que julgue necessário.

* Tenha material específico de estudo para a redação. Você precisará de UM caderno grande, com apenas uma parte ou uma das matérias desse caderno. Precisará também logicamente de lápis ou lapiseira, borracha, caneta (preta/azul) e um dicionário (se possível).

* Como suporte de estudo, ocupe esse tempo também para leitura de artigos de opinião e/ou editorias COM A FINALIDADE de ANALISAR AS FORMAS DE ELABORAÇÃO DO TEXTO. O objetivo da leitura aqui é observar, estudar, procurar entender como outros autores começam seus textos. Considerando, por exemplo, um tema como “intolerância às diferenças”, observe como o autor abaixo inicia seu texto. Não vou considerar aqui, ainda, a função total que o 1º parágrafo deve desempenhar.

“Terrorismo é intolerância, homofobia é intolerância, ódio religioso é intolerância, discriminação racial é intolerância — e a intolerância mata inocentes, corrompe o ser humano e ameaça a paz. Quando intolerantes têm acesso fácil a armas letais, como ocorre em vários Estados norte-americanos, o risco de tragédias se eleva potencialmente. O morticínio da boate Pulse expressa bem essa deformação da condição humana, que começa na educação e nos discursos segregacionistas, assumindo proporções devastadoras em mentes radicais ou perturbadas. Racistas, homofóbicos e extremistas de qualquer natureza tornam-se facilmente soldados de organizações criminosas que tentam impor suas verdades pela violência”.

Observe que no texto há uma repetição intencional com o tema, usando a palavra-chave “intolerância”. Ele usou intolerância como uma definição de tudo o que é “ruim”. Então, se liga!!! Será que você não poderia tentar isso em algum tema: criar uma enumeração de elementos que são definidos com o verbo “é”, usando uma palavra do tema. Tente fazer… Assim como esse parágrafo, que é a introdução de um editorial, neste caso, do Jornal Zero Hora (http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/noticia/2016/06/a-intolerancia-mata-5980171.html), há inúmeros outros textos que servem como exemplos e têm introduções muito bem construídas. Preste bem a atenção que você, com certeza, vai enxergar um ‘jeito de fazer’ que pode ser o seu jeito e assim ter um método/uma forma de escrever que lhe seja fácil.

Procedimentos de como estudar redação:

Primeiro passo: Leia todo o material de redação. Busque informações no e-book, no blog, no grupo, na página do Método da Redação Nota 1000. Tente anotar, fazendo um esquema que lhe ajude a entender as partes do texto, ou seja, o funcionamento de cada parágrafo do texto.

Segundo passo: Faça o planejamento de 4 temas (Eu descrevo bem o que é o planejamento no e-book e no blog). Isso pode ser feito em um único dia ou em mais dias.

Terceiro passo: Defina uma estratégia para começar a introdução e use sempre a mesma.

Quarto passo: Faça somente parágrafos de introdução, seguindo a função que este primeiro parágrafo tem. Faça isso com 4 temas, sendo aqueles que você usou para planejamento.

Quinto passo: Usando cada uma dessas introduções feitas, faça o segundo e o terceiro parágrafo de cada uma delas.

Sexto passo: Com introduções e desenvolvimento já prontos, faça as respectivas conclusões de cada texto.

Obs.: Sugiro que não faça todas as introduções, desenvolvimentos e/ou conclusões em um só dia.

ATENÇÃO: Você observou o que eu estou fazendo? Estou lhe orientando a fazer o texto aos poucos, uma parte de cada vez para que você não precise entender tudo de uma só vez. Não se esqueça de revisar o material. Volte nas explicações que dou sobre os parágrafos, na relação que faço das competências de avaliação com cada parágrafo do texto.

EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE REDAÇÕES E TEMPO DE ESCRITA.

A prova é em outubro. Segue o PLANO/calendário de estudos em redação.

  • O ideal é a escrita de 1 a 2 redações por semana. Nos últimos meses, esse número aumenta um pouco. Considerando que você está iniciando seu processo, vou orientá-lo da forma que segue, não levando em conta – por enquanto – o tempo total a ser destinado à escrita da redação. Faça assim:
  • Dedique de 5 a 8 minutos para fazer o planejamento de cada tema antes de começar a redação.
  • Dedique cerca de 15 a 20 minutos por parágrafo, nas primeiras 4 redações. Esse tempo, em minutos, vale para o caso de você fazer só a introdução – como orientei lá no início desse artigo – ou para o caso de você também fazer os demais parágrafos.
  • APÓS a escrita destas 4 primeiras redações, mencionadas acima, você deve começar a fazer a redação inteira, no tempo de 80 minutos totais, incluindo o planejamento.
  • A partir da 5ª redação, começa o cuidado com o tempo limite, em que o ideal é:

– 5 a 8 minutos de planejamento

– 10 minutos para a escrita de cada parágrafo, totalizando 40 minutos de escrita do texto todo, podendo variar para menos ou mais minutos em alguns parágrafos. Também deverá deixar 25 minutos para passar a redação a limpo, sobrando cerca de 7 minutos para revisar o texto após a escrita dele.

NÚMERO DE REDAÇÕES E DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO:

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO EM JULHO: 1 a 2 redações por semana com tempo de 1h20 cada uma. Total: 4 redações no mês e 5h20min no mês todo/ ou 8 redações no mês e 10h40min no mês todo – MANTENHA ESSA PRODUÇÃO SEMANAL ATÉ A DATA DA PROVA.

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO AGOSTO/SETEMBRO: necessariamente 2 redações por semana com tempo de 1h20 cada uma. Total: 8 redações no mês e 10h40min no mês todo – MANTENHA ESSA PRODUÇÃO SEMANAL ATÉ A DATA DA PROVA.

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO OUTUBRO 4 redações por semana com tempo de 1h20 cada uma. Total: 16 redações até a prova e 21h20mim no mês todo – MANTENHA ESSA PRODUÇÃO SEMANAL ATÉ A DATA DA PROVA.

Certamente esse rendimento para atingir o melhor resultado depende da disciplina que o aluno deve ter em seguir esse PLANO, depende da base de escrita que ele teve na escola e depende TAMBÉM de se ter um professor corretor dos textos!!! E isso é muito importante: você deve ‘estudar’ a escrita de outras pessoas – ver, em jornais e revistas – como os outros escrevem.

Abaixo segue o resumo na tabela:

estudar redação

Como estudar redação estrategia

ESTÁGIO 2 – aluno que JÁ começou seu processo de escrita, aquele aluno que JÁ está estudando a redação. Para este aluno, é extremamente importante que ele proceda da maneira que vou demonstrar abaixo:

ORIENTAÇÕES GERAIS: considerando os 7 dias da semana, utilize 6 dias para estudar. Atente para os seguintes pontos:

* Tenha material específico de estudo para a redação. Você precisará de UM caderno grande, com apenas uma parte ou uma das matérias desse caderno. Precisará também logicamente de lápis ou lapiseira, borracha, caneta (preta/azul) e um dicionário (se possível).

* Como suporte de estudo, ocupe esse tempo também para leitura de artigos de opinião e/ou editorias COM A FINALIDADE de ANALISAR AS FORMAS DE ELABORAÇÃO DO TEXTO. O objetivo da leitura aqui é observar, estudar, procurar entender como outros autores começam seus textos. Considerando que esse perfil de aluno – que está no estágio 2 – já tem um certo tempo de escrita de redações, entendo que ele já possui um método para começar a redação, então, não vou aqui apontar para a necessidade de se criar uma estratégia para começar a redação, como fiz para o outro perfil de aluno do estágio 1.

Procedimentos para seu plano de estudos:

Primeiro passo: Leia todo o material de redação. Busque informações no e-book, no blog, no grupo, na página do Método da Redação Nota 1000. Tente anotar, fazendo um esquema que lhe ajude a entender as partes do texto, ou seja, o funcionamento de cada parágrafo do texto.

Segundo passo: SEMPRE faça o planejamento dos temas da redação antes de iniciá-la (Eu descrevo bem o que é o planejamento no e-book e no blog).

Terceiro passo: Use sempre a mesma estratégia para começar a introdução.

EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE REDAÇÕES E TEMPO DE ESCRITA.

Aqui segue o mesmo esquema que eu já havia descrito para os alunos do 1º estágio – pois não há como ampliar essa produção sem comprometer o estudo das demais disciplinas.

A prova é em outubro. Segue o PLANO/calendário de estudos em redação.

  • O ideal é escrita de, no mínimo, 2 redações por semana.
  • Dedique de 5 a 8 minutos para fazer o planejamento de cada tema antes de começar a redação.
  • 10 minutos para a escrita de cada parágrafo, totalizando 40 minutos de escrita do texto todo, podendo variar para menos ou mais minutos em alguns parágrafos. Também deverá deixar 25 minutos para passar a redação a limpo, sobrando cerca de 7 minutos para revisar o texto após a escrita dele.

NÚMERO DE REDAÇÕES E DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO:

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO EM JULHO: 1 a 2 redações por semana com tempo de 1h20 cada uma. Total: 4 redações no mês e 5h20min no mês todo/ ou 8 redações no mês e 10h40min no mês todo – MANTENHA ESSA PRODUÇÃO SEMANAL ATÉ A DATA DA PROVA.

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO AGOSTO/SETEMBRO: 2 redações por semana com tempo de 1h20 cada uma. Total: 8 redações no mês e 10h40min no mês todo – MANTENHA ESSA PRODUÇÃO SEMANAL ATÉ A DATA DA PROVA.

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO OUTUBRO: 4 redações por semana com tempo de 1h20 cada uma. Total: 16 redações até a prova e 21h20min no mês todo – MANTENHA ESSA PRODUÇÃO SEMANAL ATÉ A DATA DA PROVA.

Certamente esse rendimento, como já comentei, para atingir o melhor resultado, depende da disciplina que o aluno deve ter em seguir esse PLANO. Também depende da base de escrita que ele teve na escola. Além disso, depende também daquela leitura que indiquei lá acima, quando afirmei sobre fazer uma leitura de análise dos texto, buscando compreender como os outros autores escrevem em seus artigos e editoriais. Isso é muito importante. Você deve ‘estudar’ a escrita de outras pessoas.

plano de estudos de redação

como estudar redação

Queridos, procurem ler mais de uma vez esse material. Dediquem tempo para estudar, anotar, esquematizar o que vocês vão fazer e como vão proceder em relação a esse plano de estudos. Ele é muito importante. Para tudo o que fazemos, precisamos nos planejar. Então, vale muito a pena dedicar um tempo para definir:

  • Em quais dias da semana fica melhor para você fazer 1, 2, 3 … redações, sendo em dias diferentes cada uma delas?
  • Em quais horários? Tente definir assim: início da manhã, da tarde ou da noite. Fazer logo é o melhor caminho.

como montar cronograma de redação

Comments

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here