Como expressar suas ideias e construir a INTRODUÇÃO na redação do Enem

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Inquestionavelmente, esta é a maior dúvida que a maioria dos alunos têm. “Expressar”. Pense sobre o sentido dessa palavra. Segundo alguns Dicionários como o Aurélio, ‘expressar’ significa “manifestar, revelar” algo. Seguindo esse raciocínio, ‘expressar as ideias’ representa MOSTRAR esse ‘algo’ para alguém.

Essa dedução, que inclui o ‘alguém’, é um dos pontos-chave da expressividade: quando vamos escrever um texto, temos e devemos considerar o leitor, ou seja, o que ele entenderá daquilo que estamos escrevendo. Sendo assim, ‘expressar as ideias no papel’ inclui o entendimento que um leitor, que não sabemos que é, terá de nosso texto. Que louco isso, né?!

Esse “ajuste” entre o que irá para o papel e o que o “outro” captará de nossas ideias NECESSITA ser preciso e ter o menor risco possível. Em função disso, vem à tona a URGÊNCIA de termos um MÉTODO, ou seja, um COMO FAZER. Esse MÉTODO nasce de três elementos fundamentais no processo de escrita:

1º) Como é ou como funciona cada parte do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão)?

2º) COMO CHEGAR às ideias que serão colocadas no texto?

3º) COMO COLOCAR as ideias no papel?

O aluno que entender esse processo DOMINARÁ O MÉTODO para a REDAÇÃO NOTA 1000.

Está com preguiça de ler? Você pode assistir o vídeo abaixo e aproveitar para se inscrever no nosso canal do Youtube.

Então, vamos começar tratando sobre COMO construir todo esse raciocínio. Neste artigo, tratarei sobre:

1º) Como é ou como funciona a INTRODUÇÃO DO TEXTO?

A Introdução, além daquela noção básica de que todo mundo sabe, ela é sobretudo a parte do texto que possui, como foco, um tópico frasal, que nada mais é do que o tema e a tese. Quando digo ‘tópico frasal’, não estou necessariamente tratando sobre ‘primeira frase’, pois tópico é a IDEIA MAIS IMPORTANTE do parágrafo, estando ela no início, meio ou final de qualquer parágrafo. Assim, nessa parte do texto, você precisa usar o tema dado no comando da prova, definir a tese E, algo de que não falei ainda, CRIAR um CONTEXTO bom, muito bom!

2º) COMO CHEGAR às ideias que serão colocadas no texto?

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Para chegar às ideias que entrarão nesse parágrafo, você precisa PLANEJAMENTOOOOOOO:

  • Em algum lugar da prova de redação, copie o tema, o qual se encontra no comando da prova (Obs.: “Comando” refere-se às primeiras linhas da prova), onde aparece algo assim: 

“A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista”.

  • E, SIM, o tema refere-se SIM àquelas exatas palavras-chave que você encontra nas primeiras linhas da prova de redação, por exemplo, como no exemplo acima, o tema foi ‘persistência da violência contra a mulher’. Tais palavras DEVEM aparecer no parágrafo que você está escrevendo. Podem aparecer nesta mesma ordem ou em ordem invertida. Você também pode usar sinônimos desde que estes sejam muito bons! Caso não tenha excelentes sinônimos, uses as MESMAS palavras dadas no comando da prova. E, não, isso NÃO é repetição.
  • Você também precisa definir a tese, a qual nada mais é do que um fato-problema relacionado ao tema. Pense em um ou mais aspectos negativos, problemáticos relacionados ao tema. Pensando isso no tema do ano passado “persistência da violência contra a mulher”, a tese poderia ser “sociedade opressora”, “família de cultura patriarcal”, “desrespeito/pouca valorização no mercado de trabalho”, entre outras possibilidades…
  • Além dessa definição de tema e tese, você também precisa articular uma contextualização para esse tema, preferencialmente, nas primeiras linhas do 1º parágrafo. Essa contextualização pode ser organizada com o uso das estratégias de introdução. Você conhece essas estratégias? Entre as possibilidades de estratégias, estão: Citações (esta se refere à relação de uma área do conhecimento ao tema já no 1º§. Mas devemos lembrar que, para associar um conteúdo/ideia, é preciso que tal citação tenha ÍNTIMA RELAÇÃO COM O TEMA. É proibido citar algo que “não tem nada a ver” com o que você diz no decorrer do parágrafo. Outras estratégias seriam: enumeração, omissão de dados, alusão histórica, CONTRAPOSIÇÃO, entre outras). 

OBS.: em outro artigo vou mostrar como criar cada uma dessas estratégias na introdução.

3º) COMO COLOCAR as ideias no papel?redação do enem ideias

Para colocar tais ideias no papel, você precisa saber que cada parágrafo do texto possui uma função. No caso da introdução, ela tem o objetivo de:

Contextualizar o tema + delimitar o tema + apontar para a tese.

Então, a primeira frase da redação refere-se a uma informação ou ideia que comente sobre algo relacionado ao tema. Para isso, use uma estratégia de introdução, que pode ser, como já mencionei, uma ‘enumeração, citação, omissão de dados, contraposição, alusão histórica, entre outras… . 

Na sequência da construção do parágrafo, ou seja, após já ter iniciado a contextualização, comece a usar as palavras-chave do tema e, no decorrer do parágrafo, mencione, aponte, defina, dê uma pista da tese. Esse passo a passo representa aquele esquema que coloquei logo acima, o qual vou repetir aqui:

Contextualizar o tema + delimitar o tema + apontar para a tese.

Observe esse exemplo:

“Medo e pânico. Estes sentimentos dominam o pensamento de muitas mulheres que já viveram e outras que ainda vivem uma rotina de violência executada, normalmente, por seus namorados, maridos… . Nesse contexto de agressões, o que chama muito a atenção é que a violência praticada contra a mulher não é um fato novo, contemporâneo ou até da dita “modernidade”. Essa violência é atemporal. Ela persiste. Insiste. Diante disso, questiona-se: o que fortalece essa violência que atravessa o tempo e as gerações? A resposta para isso está dentro de nossas casas: ela está na educação seccionista do tratamento dado a seus meninos e meninas”.

Este parágrafo foi organizado com a estratégia de introdução denominada enumeração. Observe como começa, como sai da primeira frase e entra na segunda. Observe em que o momento o tema aparece. E quantas vezes aparece. Mas quero que você identifique a tese. Onde ela aparece? Deixe a resposta nos comentários. Depois eu vou comentar lá também!!!

Você já leu o artigo 4 passos SIMPLES para construir a SOLUÇÃO na redação do Enem. O #3 é meu preferido.

Então, é isso, queridos!!!

Espero ter contribuído com seu aprendizado!

Se gostou, curte aí! Gosto muuuito quando vocês também comentam!!!!!!!!!!!

Beijos a todos ☺

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