Como fazer a tese e a proposta de intervenção na redação do Enem (esquema exclusivo)

Tempo de leitura: 4 minutos

A fraqueza, a vulnerabilidade, o ponto fraco, o ponto nevrálgico de quase todos os alunos que se preparam para o Enem é saber “o que é a tese e a solução”. Você, que começa o texto, às vezes, até faz a introdução, mas não consegue desenvolver as ideias, ou seja, não sabe como ir adiante, sabe por que isso acontece?

Em primeiro lugar, isso ocorre porque você possivelmente não sabe direito o que é tese e solução. Em segundo lugar, isso acontece porque você não possui MÉTODO para fazer a redação. Vamos então acabar com isso? Vamos resolver essas falhas na sua preparação, as quais, até o momento, estão lhe impedindo de evoluir na redação.

esquema de redação

Sobre a tese e a solução…

O texto que você vai escrever é dissertativo-argumentativo, certo? Esse texto possui obrigatoriamente três elementos: tema, tese e argumento. Para você “cogitar” escrevê-lo, precisa primeiro saber, inicialmente, como encontrar o tema.

O tema está SEMPRE nas primeiras linhas da prova, onde diz:  “Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: …”

E é justamente naqueles três pontinhos (…),  que coloquei acima, onde o tema vai aparecer. Vamos só lembrar do tema do ano passado. No lugar daqueles pontinhos, havia o tema “A persistência da violência contra a mulher”. Isso é tema: é a ideia sobre a qual você vai escrever, ok?! Ele deve ser usado em todo o texto.

Seguindo a ordem dos elementos que compõem o texto dissertativo-argumentativo (tema, tese argumento), nosso objetivo é entender a TESE, porém precisei, anteriormente, tratar sobre a tese. AGORA, vamos focar na TESE. Tese é a declaração/afirmação/constatação/apontamento de um fato-problema relacionado ao tema. Ela pode ser a causa ou a consequência PROBLEMÁTICA a respeito do tema.

Sobre o argumento, não vou comentar aqui… Abordarei-o em outra oportunidade!

Vou tratar, nesse momento, da SOLUÇÃO. Ela não constitui as características essenciais do texto-argumentativo, mas é uma parte a ser colocada na redação para o Enem. O gênero redação do Enem inclui essa parte no texto, está entendendo?! Então, a solução é uma ação a ser apontada com a finalidade de “solucionar” a tese, ou seja, o problema. Ela se articula com os seguintes elementos:

* Quem pode agir frente a esse problema?

* O que pode ser feito?

* Como pode ser feito?

* Quais os possíveis benefícios da ação proposta?

A partir dessas definições, as quais mostraram o que é a tese e a solução, vamos entender COMO chegar nisso, ou seja, qual é o MÉTODO para chegar nesses dois elementos. O método é o PLANEJAMENTO. Antes de começar a redação, você precisa armar o seguinte esquema:

esquema

Esse esquema pode ser feito com quadradinho, bolinha ou até mesmo sem nada. O importante é estabelecer a relação entre eles. Quero lembrá-los que não vou abordar aqui o argumento, ok?!

Para trabalhar isso, vou exemplificar com um tema abaixo, o qual está apenas com a parte inicial (comando da prova: “redija…”), pois retirei os textos que os acompanhavam por uma questão de espaço. Certamente quando os textos estão juntos, fica mais fácil, já que podemos nos embasar em ideias que eles apresentam.

PS1: Por uma questão de espaço, coloquei abaixo somente os elementos com os quais vou trabalhar: tese e solução.

PS2: Vou exemplificar com mais de uma tese, mas vou ilustrar a solução para apenas UMA dela, o que vai ser destacado em cor vermelha.

TEMA 1

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: O ABANDONO IRREGULAR DE LIXO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

esquema 2

Observe como fica mais esquematizado!!! Observe TAMBÉM que essas ideias “nasceram” apenas de um rápido raciocínio que aplicou o conceito de tese, o qual demonstrei no início, bem como dos recursos para a criação da solução. Se houvesse os textos de apoio aqui, outras ideias viriam à tona.

E lembre-se de que isso é um PLANEJAMENTO, uma orientação para ter uma noção do que escrever em cada parágrafo. Quando você terminar esse planejamento, que deve durar cerca de 5 a 8 minutos, então, irá começar a redação. Estando dentro do texto, principalmente no desenvolvimento, verá que pode ampliar mais, detalhar mais, criar novas colocações… até porque não falei do argumento e a respectiva progressão. Nesta parte, há sempre novas ideias…

Espero que eu tenha contribuído… quem conseguir aplicar esse raciocínio, comenta aí para eu saber!

Um beijo a todos!

Pati ☺

 

 

Comments

comments

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>