Como evitar o “branco” na prova de redação (técnica secreta)

Tempo de leitura: 3 minutos

‘Dar o branco’. Esse é o maior medo de quase todos os estudantes que vão fazer a prova do Enem este ano, principalmente, em relação à redação. Mas, afinal, o que é “dar branco’? Seria algo relacionado a não saber nada sobre o tema? Se for isso, então, preciso lhe dizer que desconhecer o tema não implica ir mal na redação.

Se tem algo que pode dar errado, e por isso o ‘branco’ vem, é não saber definir a tese. Já tratamos muito sobre tese no Blog, inclusive, no áudio-book, onde eu defino bem isso. Então, é aí o ponto que você deve atacar. Quer que as ideias fluam na hora da prova? Aprenda a definir a tese. Ela é o fio condutor de todo o texto. Ela aparece na introdução, é retomada no desenvolvimento e solucionada na conclusão. Observe, com isso, o grau de importância e de gravidade caso não se defina essa tese.

branco-na-hora-da-prova-1

É fato que a correção do Enem, em muitos casos, é SUBJETIVA. Diante disso, você precisa ter máximo cuidado para fazer um texto que não fiquei à mercê de uma avaliação, sabe-se lá como … . Para isso, tenha MÉTODO, desenvolva uma maneira ou procedimento para fazer a redação. E isso está relacionado ao conhecimento que você deve ter das COMPETÊNCIAS de avaliação da redação do Enem.

Assim, sabendo em que sentido você está sendo avaliado e como fazer para que o ‘branco’ da página vire um ‘colorido’ de ideias, com certeza, aquela sensação “deu branco” não vai acontecer. Para evitar a falta do que dizer no ato de escrita, você precisa, como já mencionei, conhecer as competências (e o e-book Manual da Redação Nota 1000 descreve isso) e ter o método que vou mostrar.

Proceda assim: encontre um canto da prova onde você possa armar o seguinte esquema:

Tema: _______________________________ (coloque aqui o tema)- o tema está na parte inicial da prova, onde diz: “… redija um texto dissertativo…”

Tese: ________________________________ (crie a tese ou as teses aqui)- a tese refere-se a um ou mais fatos-problema relacionados ao tema, os quais são as causas ou consequências vinculadas a este tema.

Argumentos: (organize-os abaixo em sequência vertical, horizontal, circular… tanto faz… o importante é que eles sejam pensados antes de começar a redação – os argumentos são articulados da seguintes maneira: com base na tese, você deve fazer as seguintes perguntas: a quem ou a que tal ideia se refere? Por que aquela afirmação é verdadeira, ou seja, com base em que ela é verdade? Como aquilo ocorre? Se conseguir responder a isso terá a progressão argumentativa de todo o parágrafo. Procure também relacionar alguma área do conhecimento (história, filosofia, geografia…) no final de cada desenvolvimento.

_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________

Solução: Essa parte deve ser planejada antes de começar o 4º parágrafo. Faça as seguintes perguntas: Quem pode resolver? O que pode ser feito? Como pode ser feito? Quais os possíveis benefícios. Tente responder isso para poder resolver o problema ou os problemas detalhados no desenvolvimento, os quais foram articulados a partir da tese.

Certo? Então, vamos evitar o branco? Vamos ser profissionais naquilo que fazemos. Nada de amadorismo. Precisamos saber o que devemos fazer e sobretudo COMO fazer.

Branco, não! Queremos um colorido harmônico de ideias.

Beijos a todos!  ☺

Prof. Pati  ☺

Comments

comments

2 Comentários

  1. Brunella

    Boa tarde professora, tem algum email que posso te mandar mensagem mais “diretamente”? Estou desesperada em relação a redação, pois é uma parte da prova que estou tendo muito dificuldade. Ademais, estou usando “esqueletos”(vc já deve ter ouvido falar), gostaria de saber se eles realmente funcionam.
    Desde já, agradeço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>