Como evitar o “branco” na prova de redação (técnica secreta)

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‘Dar o branco’. Esse é o maior medo de quase todos os estudantes que vão fazer a prova do Enem este ano, principalmente, em relação à redação. Mas, afinal, o que é “dar branco’? Seria algo relacionado a não saber nada sobre o tema? Se for isso, então, preciso lhe dizer que desconhecer o tema não implica ir mal na redação.

Se tem algo que pode dar errado, e por isso o ‘branco’ vem, é não saber definir a tese. Já tratamos muito sobre tese no Blog, inclusive, no áudio-book, onde eu defino bem isso. Então, é aí o ponto que você deve atacar. Quer que as ideias fluam na hora da prova? Aprenda a definir a tese. Ela é o fio condutor de todo o texto. Ela aparece na introdução, é retomada no desenvolvimento e solucionada na conclusão. Observe, com isso, o grau de importância e de gravidade caso não se defina essa tese.

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É fato que a correção do Enem, em muitos casos, é SUBJETIVA. Diante disso, você precisa ter máximo cuidado para fazer um texto que não fiquei à mercê de uma avaliação, sabe-se lá como … . Para isso, tenha MÉTODO, desenvolva uma maneira ou procedimento para fazer a redação. E isso está relacionado ao conhecimento que você deve ter das COMPETÊNCIAS de avaliação da redação do Enem.

Assim, sabendo em que sentido você está sendo avaliado e como fazer para que o ‘branco’ da página vire um ‘colorido’ de ideias, com certeza, aquela sensação “deu branco” não vai acontecer. Para evitar a falta do que dizer no ato de escrita, você precisa, como já mencionei, conhecer as competências (e o e-book Manual da Redação Nota 1000 descreve isso) e ter o método que vou mostrar.

Proceda assim: encontre um canto da prova onde você possa armar o seguinte esquema:

Tema: _______________________________ (coloque aqui o tema)- o tema está na parte inicial da prova, onde diz: “… redija um texto dissertativo…”

Tese: ________________________________ (crie a tese ou as teses aqui)- a tese refere-se a um ou mais fatos-problema relacionados ao tema, os quais são as causas ou consequências vinculadas a este tema.

Argumentos: (organize-os abaixo em sequência vertical, horizontal, circular… tanto faz… o importante é que eles sejam pensados antes de começar a redação – os argumentos são articulados da seguintes maneira: com base na tese, você deve fazer as seguintes perguntas: a quem ou a que tal ideia se refere? Por que aquela afirmação é verdadeira, ou seja, com base em que ela é verdade? Como aquilo ocorre? Se conseguir responder a isso terá a progressão argumentativa de todo o parágrafo. Procure também relacionar alguma área do conhecimento (história, filosofia, geografia…) no final de cada desenvolvimento.

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Solução: Essa parte deve ser planejada antes de começar o 4º parágrafo. Faça as seguintes perguntas: Quem pode resolver? O que pode ser feito? Como pode ser feito? Quais os possíveis benefícios. Tente responder isso para poder resolver o problema ou os problemas detalhados no desenvolvimento, os quais foram articulados a partir da tese.

Certo? Então, vamos evitar o branco? Vamos ser profissionais naquilo que fazemos. Nada de amadorismo. Precisamos saber o que devemos fazer e sobretudo COMO fazer.

Branco, não! Queremos um colorido harmônico de ideias.

Beijos a todos!  ☺

Prof. Pati  ☺

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2 COMMENTS

  1. Boa tarde professora, tem algum email que posso te mandar mensagem mais “diretamente”? Estou desesperada em relação a redação, pois é uma parte da prova que estou tendo muito dificuldade. Ademais, estou usando “esqueletos”(vc já deve ter ouvido falar), gostaria de saber se eles realmente funcionam.
    Desde já, agradeço.

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