4 passos SIMPLES para construir a SOLUÇÃO na redação do Enem

Tempo de leitura: 4 minutos

O passo a passo para a construção de uma sólida solução, que determinará a nota 1000 de sua redação.

No artigo anterior, tratei sobre o erro número 1 que pode ser cometido na redação do Enem e, por isso, acabar com as chances nessa prova. Mostrei que esse erro diz respeito à não construção da tese, a qual corresponde à definição de um fato-problema relacionado ao tema. Então, SIM, a tese é especificar uma situação problema. Não há como ignorar isso. Se o aluno não constrói a tese nessa perspectiva, consequentemente, ele não terá nem um desenvolvimento, nem uma conclusão sólidos e suficientes.

Diante disso, vamos alinhar nosso raciocínio para buscar SEMPRE a CRIAÇÃO de uma TESE (problema), a fim de correr menos risco possível em se tratando de nota na redação, certo? Ah, quero também fazer uma observação bem importante: não se impressione com aquelas redações com notas altas, mas sem o problema e, na verdade, sem nada do que se entende para uma redação satisfatória. Esse tipo de texto e de nota representam uma falha conjunta: do aluno que só enrola, pois não entende nada de nada. Aí divaga… E do corretor, que não entende nada de produção de texto. Muitas e muitas vezes, nem dá aula de produção textual. O máximo que faz é dar umas dicas e infelizmente vai corrigir redação do Enem. Isso é uma lástima, mas fazer o quê?…

Buscando, então, escrever um texto que não suscite questionamentos sobre a qualidade e respectivo desempenho dele, vamos trabalhar com clareza acerca do que tudo É na redação. Defini o que é uma tese sólida. Agora, você precisa treinar isso em diversos temas, criando os fatos-problema relacionados a eles. Faça o máximo do que puder. Em face disso, vamos trabalhar agora com a CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO.

COMO CONSTRUIR A SOLUÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM???

conclusao redacaodo enem

Como já comentei, a ‘solução’ soluciona os problemas que você apresenta durante o texto. A ‘solução’, apesar de ter esse nome impactante, não precisa necessariamente apresentar uma ação que ‘vá resolver tudo’. Solucionar significa apresentar medidas de intervenção social, ou seja, ações que sejam coletivas, que envolvam ações populares, sociais, governamentais, as quais, conjuntamente, possam minimizar os impactos das questões-problema.

Nesse sentido, deve ficar claro que, para construir a solução, é necessário pensar em variadas ações: NUNCA uma só. Em face disso, você deve estar pensando agora “já é difícil construir uma e agora vem me dizer que devo construir mais de uma?”. Calma! É muito mais fácil do que você imagina.

A solução segue passos, sendo os dois primeiros praticamente obrigatórios e os dois últimos facultativos, ou seja, utilize se você quiser:

PRIMEIRO PASSO: Defina quem pode agir em relação ao problema apresentado. Os agentes da ação são determinantes para o tipo de ação a ser proposta.

SEGUNDO PASSO: Defina o que pode ser feito. A ação específica é fundamental. Então, nada de soluções como “é preciso conscientização”, “é importante todos trabalhem para isso”… entre outras possibilidades, que são muito abstratas.

TERCEIRO PASSO: Como pode ser feito? Aqui você pode descrever quais os possíveis recursos, formas, métodos materiais e/ou humanos que podem ser utilizados.

QUARTO PASSO: Quais os prováveis benefícios. Se for possível, você pode apontar as possíveis vantagens das ações propostas.

Observe que, com isso, fica muuuuuuito mais concreto o que pode ser feito. Todavia, lembre: isso deve ser treinado bastante. Utilize os temas anteriores. Com eles, construa teses e possíveis soluções. Trabalhe bastante isso em vários temas, antes mesmo de começar a redação. Esse PLANEJAMENTO do que se vai escrever faz parte do meu método.

SEMPRE o melhor caminho para organizar uma ótima redação é PLANEJAR o que você vai escrever. NUNCA inicie uma redação pelo primeiro parágrafo do texto, ou seja, a introdução. Habitue-se a pensar esquematicamente o que vai colocar no papel. E isso começa pelo apontamento do que vai ser a tese relacionada àquele tema e as respectivas possíveis soluções.

No dia da prova, o que determina a escrita do texto não é o nível de conhecimento que se tem sobre o tema, e sim COMO você vai se organizar e se planejar para escrever a redação, certo?!

Espero ter contribuído com seu aprendizado!

Se gostou, curte aí! Gosto muuuito quando vocês também comentam!!!!!!!!!!!

Beijos a todos ☺

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>