4 Dicas para não perder tempo na redação do enem (truques secretos)

0
5222

Tic TAC tic TAC tic TAC:  essa onomatopeia , possivelmente, representa bem em que você pensa ao iniciar a prova. Muitos alunos, por motivo de não conhecerem o real processo de organização do texto, acabam se desesperando quando chegam os minutos finais antes de começar o segundo dia de prova. Outros se apavoram com o tempo e assim tornam o tempo um inimigo.

No entanto, o tempo é um fiel amigo. É com ele que você consegue fazer um ótimo texto. De nada adiantaria ter todo o tempo do mundo se o aluno não souber o que fazer. Então, pare de brigar com isso e de achar que o tempo não vai ser suficiente… isso só leva ao desperdício dele e a um grau de estresse que começa muito antes do segundo dia do Enem.

Pense assim: quem sabe o processo/organização do texto vai conseguir escrever uma boa redação mesmo que o tempo seja bem curto. Sendo assim, vamos atentar para os pontos decisivos relacionados ao tempo, os quais vão tornar sua escrita da redação SUPERTRANQUILA: 

tempo

1º) INICIE a prova do segundo dia PELA REDAÇÃO 

Entenda que fazer a redação – já no início – significa ganhar tempo para o restante da prova. Se você tem facilidade em escrever, isso é muito bom. Assim, vai conseguir aplicar suas habilidades já no início. Se você, por algum motivo, não gosta ou não tem muita ‘simpatia’ pela escrita, o ideal é também começar pela redação, para que assim possa liberar seu raciocínio para o restante da prova. Alguns alunos dizem que podem cansar mais fazendo a redação no início, mas isso não é verdade. Cansamos mais quando trabalhamos primeiro as questões objetivas. Então, com licença, mas a redação vem primeiro!! [Símbolo]

2º) FAÇA o PLANEJAMENTO antes de iniciar a redação 

Dedique cerca de 5 a 8 minutos para fazer o planejamento. Mas o que é planejar? Planejar significa identificar de maneira muito clara: o tema, a tese e os argumentos ANTES DE COMEÇAR A EFETIVAMENTE ESCREVER A REDAÇÃO. Como fazer isso? Lembre-se de que o tema é dado nas primeiras linhas da prova, mais exatamente, logo após o verbo de comando “Redija”, o qual tem sinônimos, como: escreva, faça, organize, … .

Qualquer um desses verbos, ao representar um comando, estará assinalando o exato ponto onde estará o tema, como no exemplo que coloco a seguir. Observe que as palavras-chave, que podem vir em negrito ou em letra maiúscula, são o tema e devem ser levadas para o texto que você vai escrever.

Depois do tema,  defina a tese (que é o aspecto-problema vinculado ao tema). Por fim, defina os argumentos, os quais são as justificativas da tese. Os argumentos vão comprovar que o fato afirmado é verdadeiro, por exemplo, observe o comando de prova que coloquei abaixo (não trouxe os textos que deveriam acompanhar toda a estrutura da prova):

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto um dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: o controle de informações postadas ou guardadas na internet, apresentando proposta de intervençao social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

O tema, como bem dá para perceber, são as palavras ‘controle informações postadas internet’ – que são palavras-chave. Interprete o tema: ‘informações postadas/guardadas podem ser relacionadas ao uso das redes, aos e-mails, sites, blogs, ou seja, todo o tipo de recurso que pode armazenar informações de pessoas, de empresas. E a tese refere-se a um aspecto problema-problema, como, por exemplo, o acesso criminoso a informações confidenciais. Então, a partir do tema e da tese, você COMEÇA A PENSAR OS ARGUMENTOS, ou seja, as justificativas e fundamentações da tese. O nome disso é planejamento, ou seja, você mapeia, esquematiza, pensa no que vai colocar no texto. Se não fizer isso, as chances de você perder tempo, tentando refazer as ideias, serão muito grandes.

Está Gostando deste Artigo? Clique Aqui para receber Muitas Dicas SENSACIONAIS diretamente no Seu E-mail (é Grátis)!

3º) DISTRIBUA O TEMPO 

distribua o tempo

Como você tem 80 minutos para a redação (=1h20: no máximo), é preciso saber como usar esse tempo. Treine, trabalhe a redação com esse tempo, pois lá no dia não há como ficar contando de minuto a minuto… então você precisa estar muito bem treinado nisso para o tempo ser o seu aliado!!! Divida-o, durante sua preparação da seguinte maneira:

(5 min.: para o planejamento) (12 + 12 + 12 + 12 para cada parágrafo – esse tempo é uma média de minutos por parágrafo –  já com a revisão incluída. É claro que um parágrafo pode ter mais ou menos minutos do que isso. Tudo depende de como você planeja suas ideias. Mas o total DE ESCRITA do texto não pode ultrapassar 48 minutos: esse é um tempo estourado) (25 min.: para passar a limpo) – “sobram” 2 minutos que podem ser aplicados na revisão. 

4º) TENHA UMA ESTRATÉGIA DE INTRODUÇÃO 

Levar isso a sério e se preparar para ter essa estratégia pode ser o recurso que vai literalmente otimizar a escrita de sua redação. Muitos alunos enrolam muito para começar o 1º parágrafo… Alôôôô!!! Você não pode deixar para descobrir como vai iniciar seu texto lá no dia da prova. Isso é amadorismo. Isso não se aplica a nós. Você precisa encontrar, construir, desenvolver um “jeito” de iniciar o seu texto, a fim de fazer as ideias fluírem. Para isso, sugiro que use as estratégias de introdução, proferidas por inúmeros autores brasileiros das teorias da linguagem. Utilize, por exemplo, a alusão histórica, a citação, a enumeração, a omissão de dados… entre outras possibilidade de começar um texto. Se nada disso lhe agradar, crie um jeito. O que importa é que você, independente do tema, saiba como começar a introdução, saiba alinhar o raciocínio para chegar na apresentação do tema e da tese no 1º parágrafo.

Pessoal, espero que essa orientação tenha ajudado. Desejo a vocês um excelente estudo, que você consigam se organizar também no tempo para fazer uma excelente prova.

Peço que me contem como está indo a redação de vocês! Podem postar aqui ou lá no grupo. Sempre leio tudo! E amo a forma como vocês se expressam. VOCÊS SÃO MUITO MUITO MUITO ESPECIAIS PARA MIM!!!

Um beijão a TODOS!

Pati

Gostou do Artigo? Clique Aqui para receber Muitas Dicas SENSACIONAIS diretamente no Seu E-mail (é Grátis)!

Comments

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here