5 Passos Simples Para Fazer a Redação do Enem e Impressionar os Corretores!

2
22606
Praticar é fundamental

Desenvolver as próprias habilidades de linguagem e de conhecimentos gerais torna-se a meta mais importante para a maioria dos alunos, nesta etapa do ano, pois todos sabem que é a REDAÇÃO que decide a prova do Enem. Chegando a valer quase 50% da nota, esta prova possui a FORÇA de lhe colocar ou de lhe retirar da VAGA que VOCÊ QUER.

Sendo assim, é MUITO IMPORTANTE que você tenha clareza sobre o ponto determinante que vai lhe direcionar na prova do 2º dia do Enem: fazer a prova com MÉTODO, de maneira racional e objetiva é a melhor escolha que você pode fazer para atingir a SUA APROVAÇÃO. Com base nisso, vamos atentar para os 5 passos SIMPLES para fazer a redação do Enem. Tudo começa com:

1) LEITURA ANTECIPADA: importante

leitura redacao nem
Crie uma rotina de leitura

Quando afirmo que a leitura é importante na prova do Enem NÃO estou defendendo o falso estereótipo de que “quem lê sabe escrever” e “quem não lê não sabe escrever”. Observo que essa crença mal fundamentada ainda ronda muitos alunos, NO ENTANTO, felizmente, já sabemos que isso não é verdade. A influência da leitura na prova do Enem não está em “adiantar” o conhecimento sobre o possível tema da prova e também não está em fornecer conhecimento prévio para a prova – até porque não se sabe o que será o tema.

Então, podemos entender que a leitura é importante para que você se familiarize, conheça, habitue-se, entenda, absorva, construa, reforce, crie, funde no raciocínio a organização das ideias, ou seja, consiga formular e relacionar frases que sejam claras, objetivas e tenham vínculo de sentido entre si. Para tanto, a leitura agiliza o entendimento e formulação das ideias. Lembre-se do seguinte fato: conhecer ou não conhecer o tema que estará a sua frente é ‘mero acaso’. Se você já teve contato com algum texto, anteriormente, sobre o tema que está lendo na prova, isso é muito bom! Mas se você NUNCA viu “aquele tema” antes, da mesma forma, estará tudo bem, porque O QUE INTERESSA é o PLANEJAMENTO que fará para este tema.

2) DIA D: dia da REDAÇÃO

Praticar é fundamental
Praticar é fundamental

O 2º dia é marcado por muitas expectativas, pois sabe-se que a redação terá muito peso em sua nota. Assim, alguns alunos, infelizmente, tomam atitudes que podem colocar tudo a perder mesmo antes de começar a prova. Para que isso não aconteça com você, inicialmente, desde agora, COMECE A CRONOMETRAR seu tempo na elaboração da redação.

Sabemos que o ideal é 1 hora, mas, se precisar de mais tempo, utilize, no máximo, 1h 20min. Ter a noção desta variação de TEMPO lhe deixará mais SEGURO e ORGANIZADO. Sendo assim, sabendo COMO A REDAÇÃO FUNCIONA com você, é importantíssimo que inicie a prova com a redação, para que possa elaborar um bom texto, sem perder ou colocar em risco a segunda parte da prova do Enem. Nesse sentido, racionalizar esse processo, ou seja, conhecer o próprio tempo de escrita e COMEÇAR A PROVA PELA REDAÇÃO representa uma AÇÃO ESTRATÉGICA para o SEU SUCESSO na prova.

3) INICIANDO A PROVA (Otimizando o tempo)

Organize cada etapa da sua redação para não perder tempo
Organize cada etapa da sua redação para não perder tempo

Agora, pense: o que exatamente você faz quando está em frente à redação? Você lê a prova? Após isso, inicia o texto? Se esta terceira possibilidade tem feito parte de suas ações, então, vamos REPENSAR isso, pois o SUCESSO no RESULTADO da prova do  ENEM passa pelo MÉTODO ou modo como você inicia a prova. Isso exige definição de ações específicas. Assim, é importante  que você, após ler a prova de redação, INICIE O PLANEJAMENTO. Este, normalmente, tem uma duração de 5 a 8 minutos. O PLANEJAMENTO é a parte mais importante da redação. É nesta parte que você vai definir os 3 elementos que fazem parte da redação dissertativa: tema, tese e argumentos.

Lendo a coletânea de textos que vêm na prova de redação, você encontrará muitas ideias e palavras que lhe ajudarão a entender o tema. Então, sublinhe, destaque informações, vocabulário interessante; considere que as ideias destacadas podem ser relevantes em sua redação. Assim, destaque tudo o que parecer interessante. Lembre-se também de verificar as fontes das ideias. Caso use uma citação no texto, terá que mencionar o autor ou origem da ideia.

4) MERGULHANDO NO TEMA

mergulhando no tema
Mergulhe mesmo…

O tema sempre estará dentro do COMANDO DA PROVA. Mas o que é este comando? No Enem, o comando é sempre a parte inicial da prova de redação, onde há um verbo no imperativo, por isso, denominamos de ‘comando’. Este verbo se apresenta da seguinte forma:  ‘redija um texto dissertativo’. É justamente a partir deste momento que o tema vai aparecer, como, por exemplo: ‘redija um texto dissertativo sobre a publicidade infantil em questão no Brasil.

Nessa fase da prova, você se depara com as palavras-chave do tema. Então, selecione-as e carregue-as EM TODO O TEXTO. Certamente se você encontrar sinônimos, isso será muito bom. Mas caso isso não ocorra, utilize as mesmas palavras que encontrar como tema durante todo o texto. Compreenda que a presença do tema nos parágrafos não representa repetição desnecessária, e sim a progressão temática, a qual é fundamental a todo e qualquer texto.

Um detalhe importante: durante a escrita do texto, nunca se preocupe se está repetindo muito determinada palavra, pois, nessa fase, o objetivo é escrever… simplesmente escrever. Ao finalizar o parágrafo ou o texto, você volta, lê com atenção e procura substituir o que não ficou bom.

5) DO TEMA PARA A TESE

tema x tese

Se entendemos que o tema é fornecido pela prova, o mesmo não acontece em relação ao segundo elemento do texto dissertativo, que é a TESE. Para definir a tese, você precisa:

  • Fazer uma boa leitura dos textos.
  • Marcar bem a palavra-chave do tema

E, só a partir disso, você considera a tese que representa nada mais e nada menos do que um aspecto-problema relacionado ao tema. Muitas vezes, o simples fato de você somente afirmar que existem problemas, empecilhos, dificuldades, entraves  em relação ao tema já se estabelece a tese. O objetivo da prova de redação é que você problematize o tema INDEPENDENTE DE ELE SER DE CARÁTER POSITIVO OU NÃO.

Ou seja, em um tema como ‘a consciência ambiental’ dos brasileiros parece ser um tema que não aponta aspecto-problema, mas essa é apenas uma impressão. Você precisa necessariamente fazer uma afirmação acusativa em relação ao tema. No tema que dei anteriormente de exemplo,  a tese pode ser o fato de que os brasileiros ignoram a presente escassez da água. Com essa afirmação ou com algo até bem mais simples, como, por exemplo, os brasileiros não possuem consciência ambiental, já é o suficiente para estabelecer isso como fio condutor do raciocínio que vai orientar toda a organização argumentativa que é iniciada no planejamento, daqueles 5 a 8 minutos antes começar a escrita propriamente dita.

Pessoal, estes são então os 5 PASSOS importantes que vocês vão dar EM DIREÇÃO A SUA APROVAÇÃO. Sei que a leitura e a tomada de iniciativa em relação ao que foi colocado aqui vai definir o SUCESSO de sua PROVA. Eu gostaria que você me dissesse o que disso que coloquei aqui você já faz E o que você percebeu que precisa fazer a partir de agora.

Agora diz aí… vamos trocar ideias sobre isso??!!

Comente ☺ …

Eu leio todos os comentários, posts, e-mails e procuro responder a quase todos!

Pati  ☺

Comments

comments

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here