O Segredo da Redação Nota 1000 (Guia Completo Passo a Passo)

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Não comece sem fazer um planejamento

Redação perfeita”: este é o desejo de praticamente todos. Eu sei que você quer fazer o melhor texto, aquele que mais impressiona, ter as melhores ideias, apresentar a melhor progressão, não esquecer nada para que sua redação seja 1000. Mas esse resultado tem um PROCESSO que é FÁCIL, mas que precisa de muita ATENÇÃO. Sendo assim, observe o que vou colocar abaixo e pense no que até o momento você vem fazendo. Reflita: seu processo é compatível?

De que o texto precisa para que ENCANTE o leitor. Isso não é difícil. Quem trabalha com linguagem consegue valorizar detalhes simples na produção textual, os quais fazem toda a diferença. Então, atente para alguns PRÉ-REQUISITOS que vou destacar abaixo para que você consiga fazer o SEGREDO da Redação perfeita funcionar.

Não subestime suas ideias
Não subestime suas ideias

PRIMEIRO PRÉ-REQUISITO: Não subestime suas ideias. Valorize o que sabe. Ideias simples podem se AGIGANTAR no texto: tudo depende de COMO você irá tratá-las no texto. Para contribuir com esse potencial, use a coletânea de apoio, destaque boas ideias, relacione o tema e também os textos da leitura com fatos da história, da geografia e da filosofia. Essas três disciplinas são um território de conhecimento riquíssimo para a redação. APRENDA A FAZER ASSOCIAÇÕES: compare ideias parecidas (comparação) ou compare ideias diferentes (analogia). Por exemplo, relacione o movimento de Canudos com os atuais movimentos sociais. O que eles têm em comum? O que eles têm de diferente? Em que se aproximam, em que distanciam? Para que servirá uma comparação assim??? Para, por exemplo, fundamentar que alguns movimentos sociais possuem OU não possuem fundamento verdadeiramente ideológico.

Não comece sem fazer um planejamento
Não comece sem fazer um planejamento

SEGUNDO PRÉ-REQUISITO: Nem cogite iniciar a redação sem antes fazer UM PLANEJAMENTO. E aqui, ao lhe lembrar disso, começo a me aproximar um pouco mais do segredo que envolve a redação 1000. O planejamento inclui sua capacidade de entender mais rápido o que a prova solicita. Essa rapidez é obtida pelo raciocínio rápido que advém do quê? Advém da leitura. Alguns alunos alegam que se perdem quando leem os textos de apoio da prova de redação. Se isso está acontecendo com você, é porque, provavelmente, você escreve pouco e lê pouco. Sendo assim, acaba se perdendo no raciocínio… Para resolver isso, planeje-se assim:

1º) INCLUA a leitura de jornais e revistas (artigos de opinião e editoriais) como uma disciplina diária. Não leia para armazenar informações, não leia para saber tudo sobre o que ocorre no mundo, não leia para passar o tempo, não leia só quando tem tempo, não leia de má vontade, não leia sobre temas que você detesta, não leia só o que está no momento/na hora do dia. LEIA PARA ABSORVER O MODO COMO AS IDEIAS se articulam entre si. Observe o deslizamento da linguagem. Verifique como uma frase deságua na outra, como as frases e parágrafos iniciam, preste a atenção no vocabulário. Aprenda com quem sabe!

2º) NO ATO DE INICIAR UMA PROVA DE REDAÇÃO: crie esquematicamente um planejamento que contém os 3 elementos do texto dissertativo: tema, a tese e os argumentos. Essa ‘história’ de ler a prova e já iniciar a redação é o caminho perfeito para fazer uma redação totalmente desorganizada, porque, se você sabe muito sobre dado tema, poderá confundir e misturar ideias que não possuem muito vínculo entre si. Por outro lado, se souber pouco sobre o tema que deverá escrever, poderá ser muito superficial. Então, o recurso necessário para uma prova ORGANIZADA e com PROGRESSÃO é o planejamento argumentativo.

Como fazer isso? Após definir sua Tese, faça as seguintes perguntas para ela: por quê? Como isso ocorre?

Thinking business woman with many questions in bubbles above
Faça as perguntas

Por exemplo, considere um tema que trate sobre ‘desenvolvimento sustentável’, cuja tese seria o baixo conhecimento/recursos que a população tem para desenvolver ou contribuir com a sustentabilidade. O que seria o argumento para fundamentar isso? Então, use as perguntas: POR QUE É VERDADE QUE A POPULAÇÃO NÃO POSSUI CONHECIMENTO/RECURSOS PARA CONTRIBUIR COM A SUSTENTABILIDADE? COM BASE EM QUE SE DIZ ISSO?

Re:

– porque ainda há pessoas que despejam óleo de cozinha em fontes de água que possuem condições para se tornarem potáveis.

– porque muitas comunidade/cidades com risco de escassez de água ainda não desenvolveram recursos que permitam o reaproveitamento da água.

– porque muitas grandes localidades/cidades não possuem coleta seletiva de lixo, o que leva à mistura e acúmulo de lixos orgânicos/inorgânicos/poluentes que degradam a saúde humana e contaminam o ambiente onde são abandonados.

  • Observou isso? Essas respostas são os argumentos originados somente da pergunta: por quê? Se fosse feita a outra pergunta: “como isso ocorre?” a progressão argumentativa ‘voa’. Além de se definir tal planejamento, ainda você tem textos de apoio, que acompanham as provas, não é? De lá você retirará outras ideias, testemunhos, dados, que fundamentam tais colocações.
Tenha letra legível
Tenha letra legível

TERCEIRO PRÉ-REQUISITO: letra(legível), margens (alinhadas), número de linhas por parágrafo (em média de 5 a 7 linhas: lembrando que a introdução NUNCA pode ser o maior parágrafo de todos), número de frases por parágrafo (no mínimo: 2 frases). Isso é IMPRESCINDÍVEL

 E ENTÃO CHEGAMOS AO QUE REALMENTE INTERESSA E QUE SÓ TERÁ EFEITO SE VOCÊ EFETIVAMENTE COLOCAR EM PRÁTICA O QUE EU APRESENTEI ANTES

Então, vamos lá:

Se o aluno tiver muitos conhecimentos gerais e todas as questões que abordei acima, é suficiente para ele fazer a melhor redação? A resposta é NÃO. Todos os elementos acima terão efeito se, e somente se, VOCÊ levar a sério o fato de que

CADA PARÁGRAFO DA REDAÇÃO TEM UMA FUNÇÃO.

É algo bem simples, mas que faz uma diferença gigante na apresentação desta redação ao corretor.

Quando se vai corrigir uma redação dissertativo-argumentativa, já se parte do princípio de que ela deve ter aqueles elementos básicos: tema, tese e argumentos, ok? Caso não seja assim, dificilmente ela será avaliada. Então, a GRANDE QUESTÃO É: ONDE ESTES ELEMENTOS PODEM ou DEVEM APARECER no decorrer dos parágrafos, então, tem-se o SEGUINTE ESQUEMA (CURRY, 2012).

INTRODUÇÃO: Contexto  +  tema  +  tese

DESENVOLVIMENTO

Parágrafo 2: Tema  +  tese  + argumento  + explicações

Parágrafo 3: (elementos de coesão: normalmente de soma) + Tema  +  tese  +  argumento  +  explicações

CONCLUSÃO: Elemento conclusivo  +  tema  +  tese  +  solução

VAMOS ENTENDER POR PARTES:

  • Você já entendeu que precisa de todos aqueles PRÉ-REQUISITOS que demonstrei acima, não é? Inclusive e principalmente do planejamento. Então, o próximo passo é começar:
    INTRODUÇÃO: contexto (refere-se à primeira frase do parágrafo. Nele é apresentada uma informação que tenha VÍNCULO DE SENTIDO COM O TEMA). Para isso, busque ideias nos textos da prova ou relacione com alguma área do conhecimento. Tema (refere-se às palavras-chave dadas na prova). Tese é sempre uma situação-problema relacionada ao tema.

    DESENVOLVIMENTO: parágrafo 2: Inicia com o tema, retoma a tese e VAI ENCAIXANDO, TRAZENDO, MOVIMENTANDO os argumentos que você definiu lá no planejamento. A partir do momento que você instala o argumento no parágrafo, iniciam-se as explicações através da pergunta: COMO ISSO ACONTECE/OCORRE. Parágrafo 3: inicia com um elemento de coesão, que vou colocar alguns para vocês mais adiante. Agora vou exemplificar com apenas um. Então, considerando o exemplo de argumento que dei acima sobre o desenvolvimento sustentável e considerando que, por exemplo,  eu já tenha feito um parágrafo 2 com um argumento e as respectivas explicações dele, COMO então, iniciar o parágrafo 3??? A resposta é: use um elemento DE SOMA, pois você ADICIONARÁ um novo argumento, não é? Use por exemplo, o “Acrescenta-se ainda que….” e, na sequência, tudo segue normal, exatamente como foi proposto no parágrafo 2. Lembre-se de que você pode usar sinônimos para o tema, mas só faça isso se o sinônimo for bom.

    CONCLUSÃO: Entre com elemento conclusivo, por exemplo, “Portanto” (Ps.: não vejo nenhum problema com esse elemento) + o tema e a situação problema (tese). Iniciando assim, você demarca uma base de onde sairá a solução. Por exemplo:

    “Portanto, o desenvolvimento sustentável não recebe a devida atenção de que necessita. Sendo assim, é importante que…”

  • Na segunda frase descrita acima, “Sendo assim, é importante que…”, você iniciará a solução a qual precisa das seguintes partes:

a) Quem agirá/tomará ação frente ao problema apresentado?

b) O que será feito?

c) Como será feito?

d) Quais os benefícios das ações propostas?

redação nota mil

Aqui estão alguns elementos de coesão os quais comentei acima:

Bom, pessoal, era isso que eu tinha para mostrar a vocês agora. Este momento agora, entrada de julho, é crucial para alinharmos o trabalho e colocarmos maximamente em prática tudo o que estamos aprendendo.  Mais para frente postarei mais dicas que vão qualificar ainda mais o seu texto, tornando-o a REDAÇÃO PERFEITA, NOTA 1000.

Um abraço a todos!

Pati  ☺

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